terça-feira, 18 de março de 2008

VÍDEO NO YOUTUBE

http://www.youtube.com/watch?v=s6elLUyBTKg

ESTE É UM LINK NO QUAL LEVA AO MEU VÍDEO ENTREVISTA NO YOUTUBE.

AZEITES AROMATIZADOS





COM ALHO E ESPECIARIAS



Ingredientes:
6 dentes de alho1 colher (sopa) de orégano4 pimentas dedo de moça50 folhas de louro1 galho de alecrim1 litro de azeite (dependendo do tamanho do vidro)

Modo de preparar:
Num vidro próprio, coloque os dentes de alho, o orégano, a pimenta dedo de moça lavada e seca, as folhas de louro, o galho de alecrim e complete o vidro com o azeite. Tampe bem e guarde em local escuro e fresco. Vale por 2 meses. Para o preparo do azeite aromatizado1ª etapa - Os recipientes e os utensílios no processo de aromatização devem estar bem limpos. O mesmo deve acontecer com as ervas aromáticas e especiarias. Só assim você conseguirá um azeite com sabor agradável e tempo de duração maior. Caso contrário eles estragarão com facilidade. 2ª etapa - Uma boa forma de limpar as impurezas é levar as ervas ao microondas por 20 segundos sobre uma folha de papel absorvente. Deixe esfriar e comece a trabalhar. 3ª etapa - Use recipientes de vidro porque permitem a visualização das ervas e especiarias, tornando até objetos de decoração. 4ª etapa - Os recipientes herméticos são os mais indicados para conservação do azeite. Se utilizar rolha de cortiça pressione muito bem para que ela não ceda á entrada de bactérias. Armazene num local escuro e fresco. 5ª etapa - As ervas, depois de lavadas e secas, podem ser ligeiramente esmagadas para melhor liberarem as suas essências.

AZEITE AROMATIZADO COM ERVAS

Ingredientes- 1 lata de 500 ml de azeite- ramos de alecrim- ramos de tomilho- folhas de louro

Modo de Preparo :
Coloque as ervas em um frasco esterilizado e completecom o azeite. Tampe e deixe descansar por algunsdias.Você pode variar a mistura usando especiarias.Basta pegar o azeite, 1 colher (sopa) de pimenta rosa,8 cápsulas de cardamomo e 2 pauzinhos de canela. Sequiser, use só pimentas e pimentões. Pegue um pimentãovermelho, 1 pimentão amarelo, 2 ou 3 pimentasdedo-de-moça e passe por 1 litro de água fervente,misturada com 3 colheres (sopa) de vinagre e 1 colher(café) de sal. Retire com uma escumadeira e enxugue empapel absorvente.


Azeite para PEIXES E FRUTOS DO MAR1
Ingredientes:
colher de sopa de erva doce1 colher de sopa de sementes de coentro1 colher de chá de pimenta do reino em grãos4 ramos de dill2 ramos de tomilhoCasca de limão (só a parte verde)2 chávenas de azeite extra virgem.

Azeite para MASSAS E RISOTOS1
ingredientes
colher de sopa de casca de limão siciliano ralada (só a parte amarela)1 colher de chá de pimenta do reino em grãos4 ramos de salsa2 ramos de tomilho2 chávenas de azeite de oliva extra virgem.

Azeite para AVES1
ingredientes:

ramo de erva cidreira2 galhos de coentro1 dente de alho1 pedaço de 01 cm de gengibre fresco fatiado2 chávenas de azeite extra virgem.Preparação:Junte todos os ingredientes numa garrafa de vidro bem seca. Feche bem. Em seguida coloque a garrafa em pé dentro de uma panela com água a ferver. Deixe em lume brando durante 30 minutos. Espere arrefecer e guarde num lugar protegido da luz. Coe quando precisar de utilizar.

segunda-feira, 17 de março de 2008


COMO ESCOLHER O ALHO?
O alho deve estar íntegro com todos os dentes unidos e presos pelo cabinho, com a casca de fora bem branca sem manchas, firme e com as cascas internas bem roxas.
COMO DEVE SER ESTOCADO?
Sempre em lugar seco,arejado e fresco. Nunca na geladeira, pois ele mofa muito rápido.
ALGUMAS RECEITAS:
Pode-se usar o alho de várias formas, frito em cima de saladas, do frango à passarinho, no arroz... Neste caso é so picar o alho de tamanho homogeneo e fritar até dourar, cuidado para não deixá-lo preto pois seu sabor fica bem amargo.
PARA DESCASCÁ-LO ...
Mais facilmente, aperte-o com a faca deitada e depois você irá retirar a casca muito mais facilmente, além disso o óleo que sai do interior do alho o deixa muito mais saboroso.
Outro modo de servir o alho de forma muito saborosa é assando- o, ele fica delicioso e bem mais suave:
Pegue a cabeça do alho, retire apenas a casca branca, pré-aqueça o forno deixando-o na intensidade média . Ponha a cabeça de alho em uma assadeira, regue com azeite, ponha sal e ase-o até perceber que, ao apertar os dentes eles estão cremosos. Sirva com pães ou torradas, ou coma-o assim, com a casca ou sem.
PURÊ DE ALHO
Faça o mesmo que a receita anterior, mas retire ao final as cascas e amasse o alho com garfo ou processador, temperando-o com azeite, sal e pimenta.
PURÊ DE BATATA COM ALHO.
Após cozinhar a batata, amasse-a, amasse o alho assado também e processe os dois juntos, volte ao fogo, derreta manteiga e junte ao purê. Essa receita fica ótima com carnes vermelhas.
Sugestão: Medalhão de filé mignom com purê de batata e alho.
O ALHO





Originário das estepes da Ásia Central, o alho difundiu-se por toda a parte. Já foi utilizado como moeda, bendito pelos Hebreus, que mais tardiamente foram chamados pelos romanos de "comedores de alho" , utilizado na medicina alternativa até hoje, referido na Odisséia como a "rosa mal cheirosa", o alho sempre exerceu o papel de destaque em todas as culturas.
É coadjuvante na maioria dos pratos da gastronomia e vem cada vez mais caminhando para o papel principal de algumas receitas.
Existem nada menos do que 70 espécies de alho no hemisfério norte, sendo 15 só na Európa;fora os "parêntes" como a cebolinha, o alho-poró, a echallote. Na gastronomia mediterrânea é muitíssimo presente, fato em que auxilia, ao lado do tomate e azeite,a ser considerada como a mais saudável e completa alimentação do mundo!
Mas vamos atentar-nos às receitas nas quais ele aparece como a verdadeira vedete...







quarta-feira, 12 de março de 2008

APRESENTAÇÃO


Quando o homem aprendeu a cozinhar os alimentos surgiu uma grande diferença entre eles e os outros animais.
Cozinhando, descobriu que podia restaurar o calor dos alimentos e, que lhes empregando calor iria tirá-los muito mais sabor, odor, modificando texturas e dando-lhes mais tempo de vida. Surgia então uma das primeiras técnicas de conservação.
O fogo sempre foi associado à magia,
cultuado, temido, significado de paixão em sua chama, enfim...na gastronomia isso não é diferente! Entrar em uma cozinha industrial e ver os cozinheiros em seus frenéticos balés das caçarolas que muitas vezes flamejantes assustam os novatos, é realmente ter a noção de que não se pode pensar em uma comida sem essa " paixão".
Comida, cozinha, cozinhar também lembra união, contraternização, amor. Quem não tem a lembrança, seja ela boa ou nem tanto, de um bolo da avó, pudim da tia, macarronada da mãe...e os aromas que lembram a infância? Qual a primeira ligação do filho com a mãe senão a primeira e emocionante mamada? E a ceia de Natal? O bacalhau da páscoa?
Sempre e pra sempre iremos celebrar a vida com um prato de comida, cozinhando para os amigos, namorado, filhos, conversando no pé do fogão enquanto se espera o resultado daquele frigir que vem da panela...
Enfim...temos muito a dizer sobre os alimentos, os aromas os sabores porque isso tudo mexe com nossos 5 sentidos! Olhamos, salivamos, cheiramos, tocamos nossos garfos, os pães para levá-los à boca, saboreamos e quando percebemos que a audição ficaria de fora...Tim Tim...brindamos!!!!
Aqui neste blog, teremos a chance de entrar em contato com receitas, muitas criadas por mim, e ingredientes de todo o mundo.
BON APÉTTIT