terça-feira, 18 de março de 2008

AZEITES AROMATIZADOS





COM ALHO E ESPECIARIAS



Ingredientes:
6 dentes de alho1 colher (sopa) de orégano4 pimentas dedo de moça50 folhas de louro1 galho de alecrim1 litro de azeite (dependendo do tamanho do vidro)

Modo de preparar:
Num vidro próprio, coloque os dentes de alho, o orégano, a pimenta dedo de moça lavada e seca, as folhas de louro, o galho de alecrim e complete o vidro com o azeite. Tampe bem e guarde em local escuro e fresco. Vale por 2 meses. Para o preparo do azeite aromatizado1ª etapa - Os recipientes e os utensílios no processo de aromatização devem estar bem limpos. O mesmo deve acontecer com as ervas aromáticas e especiarias. Só assim você conseguirá um azeite com sabor agradável e tempo de duração maior. Caso contrário eles estragarão com facilidade. 2ª etapa - Uma boa forma de limpar as impurezas é levar as ervas ao microondas por 20 segundos sobre uma folha de papel absorvente. Deixe esfriar e comece a trabalhar. 3ª etapa - Use recipientes de vidro porque permitem a visualização das ervas e especiarias, tornando até objetos de decoração. 4ª etapa - Os recipientes herméticos são os mais indicados para conservação do azeite. Se utilizar rolha de cortiça pressione muito bem para que ela não ceda á entrada de bactérias. Armazene num local escuro e fresco. 5ª etapa - As ervas, depois de lavadas e secas, podem ser ligeiramente esmagadas para melhor liberarem as suas essências.

AZEITE AROMATIZADO COM ERVAS

Ingredientes- 1 lata de 500 ml de azeite- ramos de alecrim- ramos de tomilho- folhas de louro

Modo de Preparo :
Coloque as ervas em um frasco esterilizado e completecom o azeite. Tampe e deixe descansar por algunsdias.Você pode variar a mistura usando especiarias.Basta pegar o azeite, 1 colher (sopa) de pimenta rosa,8 cápsulas de cardamomo e 2 pauzinhos de canela. Sequiser, use só pimentas e pimentões. Pegue um pimentãovermelho, 1 pimentão amarelo, 2 ou 3 pimentasdedo-de-moça e passe por 1 litro de água fervente,misturada com 3 colheres (sopa) de vinagre e 1 colher(café) de sal. Retire com uma escumadeira e enxugue empapel absorvente.


Azeite para PEIXES E FRUTOS DO MAR1
Ingredientes:
colher de sopa de erva doce1 colher de sopa de sementes de coentro1 colher de chá de pimenta do reino em grãos4 ramos de dill2 ramos de tomilhoCasca de limão (só a parte verde)2 chávenas de azeite extra virgem.

Azeite para MASSAS E RISOTOS1
ingredientes
colher de sopa de casca de limão siciliano ralada (só a parte amarela)1 colher de chá de pimenta do reino em grãos4 ramos de salsa2 ramos de tomilho2 chávenas de azeite de oliva extra virgem.

Azeite para AVES1
ingredientes:

ramo de erva cidreira2 galhos de coentro1 dente de alho1 pedaço de 01 cm de gengibre fresco fatiado2 chávenas de azeite extra virgem.Preparação:Junte todos os ingredientes numa garrafa de vidro bem seca. Feche bem. Em seguida coloque a garrafa em pé dentro de uma panela com água a ferver. Deixe em lume brando durante 30 minutos. Espere arrefecer e guarde num lugar protegido da luz. Coe quando precisar de utilizar.

Nenhum comentário: