segunda-feira, 17 de março de 2008

O ALHO





Originário das estepes da Ásia Central, o alho difundiu-se por toda a parte. Já foi utilizado como moeda, bendito pelos Hebreus, que mais tardiamente foram chamados pelos romanos de "comedores de alho" , utilizado na medicina alternativa até hoje, referido na Odisséia como a "rosa mal cheirosa", o alho sempre exerceu o papel de destaque em todas as culturas.
É coadjuvante na maioria dos pratos da gastronomia e vem cada vez mais caminhando para o papel principal de algumas receitas.
Existem nada menos do que 70 espécies de alho no hemisfério norte, sendo 15 só na Európa;fora os "parêntes" como a cebolinha, o alho-poró, a echallote. Na gastronomia mediterrânea é muitíssimo presente, fato em que auxilia, ao lado do tomate e azeite,a ser considerada como a mais saudável e completa alimentação do mundo!
Mas vamos atentar-nos às receitas nas quais ele aparece como a verdadeira vedete...







2 comentários:

Unknown disse...

Adoro estes históricos, onde posso encontrar este tipo de informação na literatura gastronômica?

Patrícia Fernandes disse...

Olá Fabiana,obrigada por participar do blog. Estas informações podem ser colhidas em diversos livros sobre a história da gastronomia, e, irei fazer uma postagem sobre bibliografias futuramente. A princípio me ocorre o livro do Ariovaldo Franco, da ed. moderna: De caçador a gourmet, e o consagrado História da Gastronomia do Brillat e Savarin.
bjos